“Semeando o trigo da Palavra com Ana Maria”
Divididos em dois grupos, dezasseis jovens missionários abdicaram de uma semana de férias para servir o Senhor nos irmãos alentejanos. Na verdade, dar a conhecer e reconhecer Jesus e a Sua obra era o principal objectivo da missão, que se cumpriu e foi recompensado pelos sorrisos conquistados por parte daqueles com que se foram cruzando no caminho.
Nas Galveias, onde o grupo missionário se reuniu, acolhidos pela Irmã Adriana, foram divididos e enviados para os respectivos campos de missão numa oração de envio. Rezando em grupo para que o Espírito Santo nunca se apague nos corações missionários, os grupos puderam partir para a missão com um alento maior, convictos de que o único e verdadeiro amigo é Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Acompanhadas pela Irmã Matilde, responsável e coordenadora da missão, o grupo de Arronches chegou à vila na manhã de Domingo. Certas de que seria uma semana para os outros e pelos outros, as jovens rapidamente se adaptaram à vila alentejana e ficaram bastantes admiradas com toda a hospitalidade e simpatia que o povo demonstrou.
Acolhidas na comunidade das Irmãs, as seis jovens desfrutaram de uma experiência única: viver em comunidade com as Irmãs durante uma semana! Deste modo, adaptaram-se à vida comunitária, respeitando os horários das orações, dos momentos de partilha e até dos silêncios, por vezes tão essenciais. Todos os dias rezaram, comunitariamente laudes e vésperas e, para alegria de todas, foram-se juntando algumas associadas e outros leigos nos diversos momentos de oração.
O grupo, juntamente com as Irmãs, preparou actividades para crianças, jovens, adultos e população em geral. A todas elas o povo foi receptivo e muito colaborante. Embora a população mais jovem não estivesse muito ligada à Igreja, tentou transmitir-se a alegria de viver caminhando em Cristo e por Cristo - a semente foi lançada!
Sempre com a ajuda e orientação das Irmãs, puderam visitar alguns lares de idosos, bem como a unidade de Cuidados Continuados e fazer, ainda, visitas domiciliárias a algumas senhoras que vivem isoladas, doentes e que não têm possibilidade de ir à Igreja.
Foi uma grande graça poder levar um sorriso, uma palavra de conforto, uma simples carícia àqueles que mais precisam e, com eles rezar, conversar, escutar os seus problemas, alegrias, sofrimentos e, em cada um, reconhecer o rosto de Cristo que chama e sofre em tantos irmãos.
De forma a fortalecer e edificar a fé em Jesus Cristo, o Pe. Ricardo Conceição esteve durante dois dias no campo de missão desafiando cada uma a mergulhar na Palavra e a testemunhar com coragem e determinação a sua fé. A sua presença contou ainda com um encontro de jovens e outro com leigos. Foram momentos fortes de confronto com a realidade de Arronches, com a vida paroquial e de lançamento de propostas para renovar a Igreja local: encontros de casais, grupo missionário na paróquia…
Também o apoio do Pe. Fernando, pároco de Arronches, foi imprescindível. O sacerdote orientou, entre outras coisas, a Vigília de Oração e esteve presente na Via-Sacra realizada pelas ruas da vila e dinamizada por quinze famílias que se predispuseram a retratar e embelezar as várias estações. Com o apoio da Irmã Celeste, que encheu as ruas com a sua voz, e a orientação da Irmã Conceição, o percurso decorreu com um imenso respeito por parte do povo e uma vivência cristã muito intensa.
Houve ainda momentos de formação de grupo sob a orientação da Irmã Matilde, muito valorizados e apreciados por todas, e tempo para conviver com as Irmãs, como foi o caso do piquenique em Chãndavilla e a visita ao Santuário de Nossa Senhora das Dores.
A semana foi ainda presenteada com a presença da Senhora Peregrina na Comunidade de Arronches. Sublinhando as palavras da Irmã Ludovina, aquando da entrega da imagem à Comunidade de Torres Novas “por vezes há pequenos gestos das mãos de Deus que se tornam grandes aos nossos olhos”. Ter acompanhado a Senhora Peregrina no início e no fim da sua peregrinação pelas comunidades SJC, foi para as jovens, um dos imensos gestos ternurentos do nosso Deus.
Um obrigada sincero às Irmãs da Comunidade de Arronches, nossas madrinhas! Recordamos e guardamos no nosso coração o testemunho de vida, de entrega e disponibilidade que nos deram durante toda a missão! Unidas pela corrente de oração que constituímos na partida, vivemos com a certeza que é ela que une e edifica aqueles que têm fé. Um agradecimento muito especial pela hospitalidade e pelo carinho dedicado ao grupo missionário.
Com a alegria de este ano ter semeado o trigo da Palavra com Ana Maria, o grupo espera uma próxima oportunidade para renovar a sementeira e permitir que dê bom fruto, com a graça de Deus.
P’lo Grupo Missionário
1 comentário:
Grande semana!! =) Adorei ler a partilha e ver as fotos! =)
beijinhos*
Enviar um comentário